Laboratório de Biotecnologia Ambiental (e-biotech)
  • Mais um projeto de pesquisa aprovado!!! Vem conhecer.

    Publicado em 24/02/2023 às 14:00
    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________
    No final de 2022, o e-biotech e o Labsem/UFSC firmaram parceria com a CASAN para projeto intitulado: GERAÇÃO DE ENERGIA E BIOFERTILIZANTE ATRAVÉS DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETO BOVINO E LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS. Como sempre contando com uma equipe fantástica, composta por colaboradores de diferentes áreas: Profa. Dra. Camila Michels; Prof. Dr. Hugo Moreira Soares; Dra. Elisângela Edila Schneider (pós-doutorado); Prof. Dr. Marco Di Luccio (UFSC); Prof. Dr. Alan Ambrosi (UFSC) e Eric Sanches Simões (doutorando/UFSC). O projeto tem recursos oriundas da FAPESC e CASAN.

    Saiba mais sobre o projeto: O aumento da população mundial gera maior demanda por alimentos e maior produção de esgoto sanitário. Umas das formas de aumentar a oferta de alimentos é a criação de animais de forma confinada ou semiconfinada. A produção de gado leiteiro de forma intensiva vem despontando do estado de Santa Catarina. Ao contrário da produção extensiva, onde o dejeto é liberado no pasto, a forma de produção intensiva acarreta a geração de efluente de forma concentrada contendo dejetos ricos em matéria orgânica, com a presença de amônia, que podem gerar contaminação de águas, eutrofização e acidificação de corpos hídricos. Concomitantemente, o aumento populacional gera maior volume de esgoto sanitário, geralmente tratado por sistemas de tratamento biológico, onde o próprio lodo, rico em matéria orgânica, também deve ser descartado corretamente, gerando altos custos para a concessionária responsável pelo tratamento de esgoto. Perante tal cenário, visando sustentabilidade e circularidade da economia propõe-se fazer uma codigestão anaeróbia de uma mistura binária de descarte de lodos ativados e dejeto bovino (fornecido pela empresa SulBiogás), visando encontrar a relação com melhor produção de biogás, e otimizar a sua operação em biorreator CSTR. Além disso, será realizado a remoção de amônia do efluente bruto, através de um processo de membranas, recuperando-se sulfato de amônio, um biofertilizante. Este projeto trará informações que auxiliarão os produtores de gado de forma confinada, e as concessionárias responsáveis pelo tratamento de esgoto, no estado de Santa Catarina a reduzir os custos com energia elétrica, devido ao uso do biogás, bem como reduzir custos com a disposição de lodos em aterros. Os resultados vão ao encontro de diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (6,7,9,11,12,13).

     

    Conheça esse e outros projetos que o e-biotech faz parte, acesse aqui.
    Nos segue no Instagram. Aproveita para conferir os nossos parceiros: @Fapesc.gov, @Fapesc.sc, @sdegovsc, @governosc, @casansc e @universidadeufsc.

    2023-02-24


  • Bate-papo: Há vida após o EQA?

    Publicado em 22/09/2022 às 14:42

    Olá comunidade do EQA, CTC, UFSC e demais !!!

    Nesse mês teremos mais um bate-papo do projeto “Há vida após o EQA?” da Professora Dra. Camila Michels em parceria com o CALEQA! Na próxima segunda feira, (26/09) teremos um bate-papo com o convidado Arthur Estrella (Co-Founder & COO na Divid) que vai falar um pouco sobre a sua trajetória depois de formado no EQA em 2019.

    O bate-papo será às 18h30min no link -> https://conferenciaweb.rnp.br/events/ha-vida-apos-o-eqa.

    2022-09-22

    14:42:27


  • I Semana Latino-Americana de Bioeletroquímica

    Publicado em 05/05/2022 às 18:09

    Tod@s preparad@s para esse grande evento? Viemos convidá-lo(a) para a I SEMANA LATINO-AMERICANA DE BIOELETROQUÍMICA que ocorrerá de forma online em meados do mês de junho de 2022. O e-biotech sente-se privilegiado devido já um tempo estar trabalhando nessas linhas de pesquisa. Não sabe de quais estou falando, pois explora um pouquinho nosso site. Spoiler: tem a ver com MFC.

    O evento contará com colaboradores que vêm e estão realizando pesquisas no tema. Então, venha construir e adquirir conhecimento para tirarmos o máximo de proveito dos resíduos, além de produzir eletricidade. Prometemos um evento bem chocante. Tem gente do e-biotech já de olho na programação da quarta-feira de tarde. Então, confere, também, a programação logo abaixo:As inscrições já estão rolando. Então clica aqui

    05/05/2022


  • Bate-papo: “Há vida após o EQA?”

    Publicado em 05/05/2022 às 09:32

    Bom dia, EQA!!!

    • Em algum momento da graduação você já se perguntou sobre o que vem depois?
    • Qual o futuro d@ jovem formado no EQA e quais são as possibilidades?
    • Quais dificuldades encontramos após o ensino superior?

    Seria muito interessante contar com a experiência de alguém que já passou por isso, né? Então, é com muita felicidade que apresentamos o projeto “Há vida após o EQA?” da Professora Dra. Camila Michels (supervisora do e-biotech) em parceria com o Centro Acadêmico Livre de Eng. Química e Alimentos – CALEQA! Corre para reservar logo em tua agenda, pois será na próxima segunda feira (09/05) o bate-papo com o convidado Mateus Maroneze (Hair Care Product Manager | LATAM Research & Development at Procter & Gamble) que vai falar um pouco sobre a sua trajetória depois de formado. Aproveitem para tirar suas dúvidas.

    O bate-papo será às 18h30 pelo Google Meet.

    É só clicar aqui

    05/05/2022


  • Qualificação da Me. Rayane Kunert Langbehn

    Publicado em 09/03/2022 às 08:53

    Parece que foi ontem, mas já está com duas semanas que ocorreu a qualificação (Fig. 01) da nossa queridíssima doutoranda Rayane Kunert Langbehn, orientada pelo Prof. Dr. Hugo Moreira Soares e coorientada pela Profa. Dra. Camila Michels. Com o título: Biocélulas Combustíveis – uma alternativa biotecnológica para o tratamento de efluente contaminado com fluoroquinolonas, Rayane abordou breve introdução sobre MFC, oportunidades e inovação da sua pesquisa. Além, claro, de dar alguns resultados já alcançados em mais de um ano operando seus quatro reatores MFC. Também apresentou resultados esperados, metodologias de caracterização, objetivos de seu trabalho e o cronograma de suas atividades.

    A banca da qualificação teve a participação de profissionais de renomes, como a Dra. Débora de Olivera (professora do PósENG/UFSC), Dr. Marco Di Luccio (professor do PPGEAL/UFSC), Dr. Louis Pergaud Sandjo (professor do PPGQ/UFSC) e da Dra. Fernanda Leite Lobo (professora do PPGEM/UFC). Muitas perguntas realizadas e muitas orientações e sugestões puderam ser colhidas nesta apresentação. Sem dúvida é uma exposição bem caprichosa e rica em detalhes que deve ser compartilhada com a comunidade acadêmica e em geral. Por isso, confere no link do vídeo abaixo, e compartilhe esse conteúdo.

    Fig. 01 – Início da apresentação da Qualificação. Legenda: da esquerda para direta: Dra. Camila Michels, Dra. Débora de Oliveira, Dra. Fernanda Leite Lobo, Dr. Hugo Moreira Soares, Dr. Louis Pergaud Sandjo, Dr. Marco Di Luccio e a Douranda Rayane Kunert Langbehn.

    Clique aqui para ver o vídeo, quem sabe sua dúvida foi sanada nesta apresentação. Assistiu e quer ver novamente? Então clica lá, vai.

     

    2022-03-09


  • Prof. Dr. Hugo Moreira no SINAFERM

    Publicado em 04/02/2022 às 09:42

    O evento que já está certo de ser um grande encontro entre profissionais da área e ideias inovadoras, acaba de ganhar mais um integrante de renome, ou seja, o encontro que já será bom, será ainda melhor. O Prof. Dr. Hugo Moreira Soares (fundador do e-biotech), irá participar do XXIII SINAFERM, abordará em sua palestra o seguinte tema: “Aplicações e desafios da Biotecnologia Ambiental na área de Bioprocessos”.

    Sentimos que gostou do tema! Sim, é muito interessante, por isso não fique de fora dessa. Então marca aí na sua agenda (18/02/2022 às 11h00) e não perca essa grande oportunidade de ampliar seus conhecimentos e obter insights sobre propostas e desafios para essa área.

    Fonte: Sinaferm, 2022.

     

    Clica na imagem, e veja o link no perfil do evento.

    2022-02-04


  • Evento XXIII SINAFERM / XIV SHEB / XIV ENZITEC

    Publicado em 26/01/2022 às 09:23

    Convite para participação no Simpósio e Seminário que irá ocorrer em alguns meses no Estado do RJ. Será tratado assuntos pertinentes da atualidade sobre valorização de resíduos e pré-tratamento de biomassa lignocelulósica, por exemplo. Então garanta sua vaga.

    Fonte: SINAFERM, 2022

    O SINAFERM é um evento consolidado na área de Bioprocessos por reunir, diversos pesquisadores, profissionais e estudantes para atualização técnico-científica em Biotecnologia Industrial. Agregar novas abordagens em Biologia Sintética e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios dessa edição.

    O Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática (ENZITEC) trata-se de um tradicional evento na área de Enzimologia que ocorre no Brasil desde 1993. O ENZITEC é o evento de maior importância na área de Enzimologia realizado no país.

    O evento irá ocorrer na cidade de Armação dos Búzios, cerca de 166 Km da capital do RJ. Confere as datas importantes para este evento, e não perca a oportunidade de estar usufruindo desta excelente oportunidade. A data para acontecer sera entre 28 a 31 de agosto de 2022.

    Confere mais detalhes no site clicando aqui.

    2022-01-26

     


  • Defesa de Tese

    Publicado em 17/12/2021 às 11:35

    Na última quinta-feira, 16/12/2021, às 09h00, o discente Me. Maikon Kelbert realizou sua defesa de tese (Fig. 02), onde abordou parte de sua pesquisa de doutorado, no qual foi realizado no e-biotech. Segue breve resumo: Fármacos antineoplásicos vêm sendo detectados em efluentes e águas superficiais. Devido à sua toxicidade, estes fármacos apresentam grande risco ao meio ambiente, mesmo em baixas concentrações. Sabe-se que esses não são removidos completamente pelo sistema convencional de tratamento de efluentes. Deste modo, o desenvolvimento de novas estratégias para a sua remoção são cruciais. Enzimas como a lacase apresentam grande potencial para degradar diversos poluentes, devido a sua não especificidade pelo substrato. Além disso, não se sabe ao certo como estes fármacos influenciam a comunidade microbiana presente em uma estação de tratamento de efluentes. Alguns grupos de microrganismos representam papel chave no tratamento de efluentes. Por exemplo, as arqueas metanogênicas, que compõem a última etapa da digestão anaeróbica, caso a atividade metabólica destes microrganismos for inibida, o processo será comprometido. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar o potencial efeito inibitório dos fármacos antineoplásicos (doxorubicina) sob arqueas metanogênicas, assim como avaliar a potencial aplicação da lacase na degradação destes fármacos.

    Fig. 01

    Interessante destaque fica por conta do artigo experimental (Fig. 01) em que Kelbert, M. utilizou a lacase para degradação da doxorrubicina e também avaliou a toxicidade, foi citado em um review de Zdart et al., 2022. Cujo grupo é composto por pesquisadores renomados na área.

    Também vale destacar que esta é a primeira defesa de doutorado (de muitas outras que virão) em que a Dra. Camila Michels participa, por isso esta defesa não marcou o fim de algo, e sim o (re)começo de novas experiências. Nós do e-biotech, desejamos sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. E sabemos que você contribuirá bastante para a pesquisa científica além de formar conhecimento para os demais.

    Fig. 02

    Gostou do tema apresentado pelo, agora Dr. Maikon Kelbert? Então vamos formar parcerias. Entre em contato pelo Instagram ou pelos contatos que estão na página inicial.

    12/17/2021

    11:39:30 AM


  • Apresentação de Trabalho no VII SIGERA

    Publicado em 10/11/2021 às 09:12

    Na semana passada ocorreu o VII SIGERA, evento no qual integrantes do e-biotech marcaram presença. Além das áreas discutidas que o evento abrangeu teve, também, as apresentações de trabalhos correlatas aos assuntos da atualidade. A integrante de doutorado Rayane Kunert Langbehn explicando sobre seu trabalho desenvolvido no mestrado no e-biotech deu uma excelente contribuição para o evento.

    Vale destacar que o evento teve mais de 120 trabalhos submetidos, e que o trabalho da Ma. Rayne Langbehn ficou no TOP DOZE do evento. Quer saber um pouco sobre o efeito da tetraciclina no processo de nitrificação? Então dá um play no vídeo abaixo.


    Interessante, né? Então curte, comente e compartilhe.

    11/10/2021 às 09h10

     


  • Participação no VII SIGERA, Vem Conferir!

    Publicado em 01/11/2021 às 13:15

    Nesta semana ocorrerá o International Symposium on Agricultural and Agroindustrial Waste Management – SIGERA, que tem encontros bianuais e está em sua sétima edição. O evento ocorrerá de forma online, seguindo os protocolos estabelecidos pela OMS, nos dia 03, 04 e 05/11 com uma programação muito especial, abordando questões climáticas, digestão anaeróbica e discussões sobre a academia. Os ministrantes que compõe o evento abrange inúmeras áreas, e isso garantirá boas discussões. E dentro dessa gama de profissionais, está a Prof. Dra. Camila Michels, que irá contribuir na discussão de informações sobre os trabalhos técnico científicos, junto de outros palestrantes.

    Também teremos a participação da doutoranda Rayane Kunert Langbehn que irá apresentar o trabalho “Effect of long-term exposure to tetracycline on the Nitrification Process” desenvolvido durante seu mestrado.

    Não vai ficar de fora desse, né! Corre, (inscrição até amanhã) clica no link abaixo e garanta sua inscrição neste evento.

    Acesse o site do evento e compartilhe esse conhecimento: VII SIGERA