Laboratório de Biotecnologia Ambiental (e-biotech)
  • Defesa de Tese

    Publicado em 17/12/2021 às 11:35

    Na última quinta-feira, 16/12/2021, às 09h00, o discente Me. Maikon Kelbert realizou sua defesa de tese (Fig. 02), onde abordou parte de sua pesquisa de doutorado, no qual foi realizado no e-biotech. Segue breve resumo: Fármacos antineoplásicos vêm sendo detectados em efluentes e águas superficiais. Devido à sua toxicidade, estes fármacos apresentam grande risco ao meio ambiente, mesmo em baixas concentrações. Sabe-se que esses não são removidos completamente pelo sistema convencional de tratamento de efluentes. Deste modo, o desenvolvimento de novas estratégias para a sua remoção são cruciais. Enzimas como a lacase apresentam grande potencial para degradar diversos poluentes, devido a sua não especificidade pelo substrato. Além disso, não se sabe ao certo como estes fármacos influenciam a comunidade microbiana presente em uma estação de tratamento de efluentes. Alguns grupos de microrganismos representam papel chave no tratamento de efluentes. Por exemplo, as arqueas metanogênicas, que compõem a última etapa da digestão anaeróbica, caso a atividade metabólica destes microrganismos for inibida, o processo será comprometido. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar o potencial efeito inibitório dos fármacos antineoplásicos (doxorubicina) sob arqueas metanogênicas, assim como avaliar a potencial aplicação da lacase na degradação destes fármacos.

    Fig. 01

    Interessante destaque fica por conta do artigo experimental (Fig. 01) em que Kelbert, M. utilizou a lacase para degradação da doxorrubicina e também avaliou a toxicidade, foi citado em um review de Zdart et al., 2022. Cujo grupo é composto por pesquisadores renomados na área.

    Também vale destacar que esta é a primeira defesa de doutorado (de muitas outras que virão) em que a Dra. Camila Michels participa, por isso esta defesa não marcou o fim de algo, e sim o (re)começo de novas experiências. Nós do e-biotech, desejamos sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. E sabemos que você contribuirá bastante para a pesquisa científica além de formar conhecimento para os demais.

    Fig. 02

    Gostou do tema apresentado pelo, agora Dr. Maikon Kelbert? Então vamos formar parcerias. Entre em contato pelo Instagram ou pelos contatos que estão na página inicial.

    12/17/2021

    11:39:30 AM


  • Apresentação de Trabalho no VII SIGERA

    Publicado em 10/11/2021 às 09:12

    Na semana passada ocorreu o VII SIGERA, evento no qual integrantes do e-biotech marcaram presença. Além das áreas discutidas que o evento abrangeu teve, também, as apresentações de trabalhos correlatas aos assuntos da atualidade. A integrante de doutorado Rayane Kunert Langbehn explicando sobre seu trabalho desenvolvido no mestrado no e-biotech deu uma excelente contribuição para o evento.

    Vale destacar que o evento teve mais de 120 trabalhos submetidos, e que o trabalho da Ma. Rayne Langbehn ficou no TOP DOZE do evento. Quer saber um pouco sobre o efeito da tetraciclina no processo de nitrificação? Então dá um play no vídeo abaixo.


    Interessante, né? Então curte, comente e compartilhe.

    11/10/2021 às 09h10

     


  • Participação no VII SIGERA, Vem Conferir!

    Publicado em 01/11/2021 às 13:15

    Nesta semana ocorrerá o International Symposium on Agricultural and Agroindustrial Waste Management – SIGERA, que tem encontros bianuais e está em sua sétima edição. O evento ocorrerá de forma online, seguindo os protocolos estabelecidos pela OMS, nos dia 03, 04 e 05/11 com uma programação muito especial, abordando questões climáticas, digestão anaeróbica e discussões sobre a academia. Os ministrantes que compõe o evento abrange inúmeras áreas, e isso garantirá boas discussões. E dentro dessa gama de profissionais, está a Prof. Dra. Camila Michels, que irá contribuir na discussão de informações sobre os trabalhos técnico científicos, junto de outros palestrantes.

    Também teremos a participação da doutoranda Rayane Kunert Langbehn que irá apresentar o trabalho “Effect of long-term exposure to tetracycline on the Nitrification Process” desenvolvido durante seu mestrado.

    Não vai ficar de fora desse, né! Corre, (inscrição até amanhã) clica no link abaixo e garanta sua inscrição neste evento.

    Acesse o site do evento e compartilhe esse conhecimento: VII SIGERA


  • 30º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – UFSC

    Publicado em 29/09/2021 às 11:29

    #AindaEmTempo. Intitulado como Desenvolvimento de uma Célula Microbiana de Dessalinização (MDC) para o tratamento de efluentes de refinarias de petróleo e produção de água de reuso visando à conservação dos recursos hídricos o discente de iniciação científica (2019-2020), Dhiozer de Brittos Valdati, realizou a apresentação do projeto que participou durante o período no e-Biotech no 30º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

    O estudo sobre tratamento concomitante de esgoto sanitário sintético e dessalinização de água do mar utilizando uma célula microbiana de dessalinização (MDC) teve como objetivo avaliar a remoção de matéria carbonácea e nitrogenada de um efluente sintético produzido para simular um esgoto doméstico em uma MDC com biocátodo aerado. Os resultados encontrados foram promissores, encontrando redução de 19,1 % da condutividade da água do mar, 89,2% de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e 60,9% de nitrogênio total.

    Confere o vídeo abaixo para compreender melhor esse promissor estudo que vem acontecendo no e-Biotech.
    Curtiu? Compartilhe esse conhecimento com os demais.

  • Participação na TVBrasil

    Publicado em 29/09/2021 às 10:50

    #AindaEmTempo. Você sabia que a biotecnologia é subdividida em cores para cada área de pesquisa? Interessante, né. É como se existisse uma aquarela para essa grande área, da qual o e-Biotech mantém vínculo direto. Quer saber mais um pouco de uma das áreas da biotecnologia que o laboratório está vinculado? Então acompanha o vídeo (13:25) do qual a pesquisadora Dra. Elisângela Edila Schneider explica sobre seu trabalho e sobre essa paleta de cores.

    Gostou? Curta, Comente e Compartilhe.

  • Defesa de Mestrado

    Publicado em 11/03/2020 às 19:38

    Uma semana bem agitada no e-Biotech, sendo marcada pela defesa de mestrado das alunas Camila Senna Pereira e Naionara Ariete Daronch.

    Iniciando com a pesquisa intitulada “Polyurethane Foam as Matrix for One-Step Laccase Immobilization”, sob o comando da aluna Naionara, orientação da Prof.a Dr.a Débora de Oliveira e coorientação do professor Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo e da pesquisadora Dr.a Daniela Bresolin. O trabalho abordou a imobilização in situ da enzima lacase em espumas rígidas de poliuretano comercial, sendo produzida a partir de óleo vegetal.

    Na foto, estão presentes, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo; Profª. Drª. Débora de Oliveira; Me. Naionara Ariete Daronch; via skype, o Prof. Dr. Rogério Marcos Dallago (membro externo – URI); Prof. Dr. Cristiano José de Andrade e Dr.a Daniela Bresolin.

    No dia seguinte tivemos a defesa da aluna Camila, com o título: “Enzymatic Process as a Potential Treatment Technology to Remove Anticancer Drugs from Wastewater: Laccase-assisted degradation of etoposide”, onde foi promovida a avaliação da degradação de fármaco anticâncer utilizando a enzima lacase com o intuito de aplicação na remoção de poluentes emergentes em um processo avançado de tratamento de efluentes. O desenvolvimento do trabalho contou com a orientação do Prof. Dr. Hugo Moreira Soares e com a coorientação da Prof.a Dr.a Débora de Oliveira e da Prof.a Dr.a Camila Michels.

    Na foto, estão presentes, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Marco Di Luccio (membro externo – UFSC/PPGEAL); Profª. Drª. Débora de Oliveira; Me. Camila Senna Pereira; Profª. Drª. Camila Michels; Prof. Dr. Hugo Moreira Soares; Profª. Drª. Naiana Cristine Gabiatti (membro externo – UTFPR) e o Prof. Dr. Agenor Furigo Junior.

    Um agradecimento especial de toda equipe do e-Biotech pela colaboração mútua e parcerias firmadas.


  • Potential of enzymatic process as an innovative technology to remove anticancer drugs in wastewater

    Publicado em 21/11/2019 às 17:35

    A mestranda Camila Senna, em parceria com demais pesquisadores do e-Biotech, publicou um review no periódico Applied Microbiology and Biotechnology tratando do potencial de remoção de poluentes emergentes em efluentes, focando em fármacos anticâncer, através de processos enzimáticos.

    Dê uma conferida no trabalho completo clicando aqui e ajude a disseminar a ciência brasileira.


  • Qualificação de Doutorado

    Publicado em 18/10/2019 às 18:00

    O doutorando Maikon Kelbert qualificou seu projeto de pesquisa intitulado “Fármacos antineoplásicos: estudo de exposição de culturas mistas provenientes de estações de tratamento de efluentes e potencial degradação via enzimática”. Estes fármacos são classificados como poluentes emergentes e já são detectados no meio ambiente, contudo não há legislações que contemplem os mesmos. Esta pesquisa visa auxiliar no entendimento da influência destes fármacos em estações de tratamento de efluentes, assim como propor métodos alternativos para degradação dos mesmos.

    Na foto, estão presentes, além do doutorando, os membros que compuseram a banca de avaliação. Da esquerda para a direita, temos: Profª. Drª. Rejane Helena Ribeiro da Costa; Prof. Dr. Hugo Moreira Soares (orientador); Profª. Drª. Débora de Oliveira; Me. Maikon Kelbert; Profª. Drª. Camila Michels (coorientadora); e, via skype, a Profª. Drª. Andréa Lima dos Santos Schineider.


  • Participação na 30ª FENASAN

    Publicado em 07/10/2019 às 10:31

    O e-Biotech esteve em São Paulo durante a 30ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – FENASAN, promovida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. Representado pelas pesquisadoras de pós-doutorado Elisangela Edila Schneider e Janaína dos Santos Ferreira e pelo aluno de mestrado Allison Ruan de Morais Silva.

    O evento tem perfil técnico e profissional, possibilitando o compartilhamento de conhecimento e os debates sobre a inovação, o mercado e as perspectivas do setor para o futuro. Nossos representantes compartilharam pesquisas desenvolvidas no e-Biotech e que poderão ser acessadas nos anais do evento.


  • Participação na 29º SIC

    Publicado em 25/08/2019 às 23:08

    Este ano ocorre a 29º edição da Semana de Iniciação Científica da UFSC. E, claro, que o e-Biotech estará presente com nossas alunas de Iniciação Científica Adrielle Helena Mannrich e a Vithória Oliveira Costa. O conteúdo dos trabalhos desenvolvidos por elas em nosso laboratório foi sintetizado e apresentado, de forma super-didática, em dois vídeos que podem ser assistidos abaixo.

    O trabalho da Adrielle possui como título: “EFEITO DO ETOPOSIDO SOBRE UMA CULTURA MISTA DE MICRORGANISMOS METANOGÊNICOS”, ela aborda o efeito de fármacos quimioterápicos em sistemas de tratamento de efluentes, focando em sistemas anaeróbicos.

    Já o trabalho da Vithória possui como título: “EFEITO DA TETRACICLINA SOBRE BACTÉRIAS NITRITANTES EM PROCESSO CONTÍNUO”, ela aborda o efeito de tetraciclina, fármaco bastante utilizado na suinocultura, em sistemas de tratamento de efluentes, focando na atividade de bactérias nitritantes.

    Assista, deixe seu like e colabore com a discussão nos comentários!