Mais um projeto de pesquisa aprovado!!! Vem conhecer.

24/02/2023 14:00
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
No final de 2022, o e-biotech e o Labsem/UFSC firmaram parceria com a CASAN para projeto intitulado: GERAÇÃO DE ENERGIA E BIOFERTILIZANTE ATRAVÉS DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETO BOVINO E LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS. Como sempre contando com uma equipe fantástica, composta por colaboradores de diferentes áreas: Profa. Dra. Camila Michels; Prof. Dr. Hugo Moreira Soares; Dra. Elisângela Edila Schneider (pós-doutorado); Prof. Dr. Marco Di Luccio (UFSC); Prof. Dr. Alan Ambrosi (UFSC) e Eric Sanches Simões (doutorando/UFSC). O projeto tem recursos oriundas da FAPESC e CASAN.

Saiba mais sobre o projeto: O aumento da população mundial gera maior demanda por alimentos e maior produção de esgoto sanitário. Umas das formas de aumentar a oferta de alimentos é a criação de animais de forma confinada ou semiconfinada. A produção de gado leiteiro de forma intensiva vem despontando do estado de Santa Catarina. Ao contrário da produção extensiva, onde o dejeto é liberado no pasto, a forma de produção intensiva acarreta a geração de efluente de forma concentrada contendo dejetos ricos em matéria orgânica, com a presença de amônia, que podem gerar contaminação de águas, eutrofização e acidificação de corpos hídricos. Concomitantemente, o aumento populacional gera maior volume de esgoto sanitário, geralmente tratado por sistemas de tratamento biológico, onde o próprio lodo, rico em matéria orgânica, também deve ser descartado corretamente, gerando altos custos para a concessionária responsável pelo tratamento de esgoto. Perante tal cenário, visando sustentabilidade e circularidade da economia propõe-se fazer uma codigestão anaeróbia de uma mistura binária de descarte de lodos ativados e dejeto bovino (fornecido pela empresa SulBiogás), visando encontrar a relação com melhor produção de biogás, e otimizar a sua operação em biorreator CSTR. Além disso, será realizado a remoção de amônia do efluente bruto, através de um processo de membranas, recuperando-se sulfato de amônio, um biofertilizante. Este projeto trará informações que auxiliarão os produtores de gado de forma confinada, e as concessionárias responsáveis pelo tratamento de esgoto, no estado de Santa Catarina a reduzir os custos com energia elétrica, devido ao uso do biogás, bem como reduzir custos com a disposição de lodos em aterros. Os resultados vão ao encontro de diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (6,7,9,11,12,13).

 

Conheça esse e outros projetos que o e-biotech faz parte, acesse aqui.
Nos segue no Instagram. Aproveita para conferir os nossos parceiros: @Fapesc.gov, @Fapesc.sc, @sdegovsc, @governosc, @casansc e @universidadeufsc.

2023-02-24