Defesa de Tese

17/12/2021 11:35

Na última quinta-feira, 16/12/2021, às 09h00, o discente Me. Maikon Kelbert realizou sua defesa de tese (Fig. 02), onde abordou parte de sua pesquisa de doutorado, no qual foi realizado no e-biotech. Segue breve resumo: Fármacos antineoplásicos vêm sendo detectados em efluentes e águas superficiais. Devido à sua toxicidade, estes fármacos apresentam grande risco ao meio ambiente, mesmo em baixas concentrações. Sabe-se que esses não são removidos completamente pelo sistema convencional de tratamento de efluentes. Deste modo, o desenvolvimento de novas estratégias para a sua remoção são cruciais. Enzimas como a lacase apresentam grande potencial para degradar diversos poluentes, devido a sua não especificidade pelo substrato. Além disso, não se sabe ao certo como estes fármacos influenciam a comunidade microbiana presente em uma estação de tratamento de efluentes. Alguns grupos de microrganismos representam papel chave no tratamento de efluentes. Por exemplo, as arqueas metanogênicas, que compõem a última etapa da digestão anaeróbica, caso a atividade metabólica destes microrganismos for inibida, o processo será comprometido. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar o potencial efeito inibitório dos fármacos antineoplásicos (doxorubicina) sob arqueas metanogênicas, assim como avaliar a potencial aplicação da lacase na degradação destes fármacos.

Fig. 01

Interessante destaque fica por conta do artigo experimental (Fig. 01) em que Kelbert, M. utilizou a lacase para degradação da doxorrubicina e também avaliou a toxicidade, foi citado em um review de Zdart et al., 2022. Cujo grupo é composto por pesquisadores renomados na área.

Também vale destacar que esta é a primeira defesa de doutorado (de muitas outras que virão) em que a Dra. Camila Michels participa, por isso esta defesa não marcou o fim de algo, e sim o (re)começo de novas experiências. Nós do e-biotech, desejamos sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. E sabemos que você contribuirá bastante para a pesquisa científica além de formar conhecimento para os demais.

Fig. 02

Gostou do tema apresentado pelo, agora Dr. Maikon Kelbert? Então vamos formar parcerias. Entre em contato pelo Instagram ou pelos contatos que estão na página inicial.

12/17/2021

11:39:30 AM