Defesa de Mestrado

11/03/2020 19:38

Uma semana bem agitada no e-Biotech, sendo marcada pela defesa de mestrado das alunas Camila Senna Pereira e Naionara Ariete Daronch.

Iniciando com a pesquisa intitulada “Polyurethane Foam as Matrix for One-Step Laccase Immobilization”, sob o comando da aluna Naionara, orientação da Prof.a Dr.a Débora de Oliveira e coorientação do professor Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo e da pesquisadora Dr.a Daniela Bresolin. O trabalho abordou a imobilização in situ da enzima lacase em espumas rígidas de poliuretano comercial, sendo produzida a partir de óleo vegetal.

Na foto, estão presentes, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo; Profª. Drª. Débora de Oliveira; Me. Naionara Ariete Daronch; via skype, o Prof. Dr. Rogério Marcos Dallago (membro externo – URI); Prof. Dr. Cristiano José de Andrade e Dr.a Daniela Bresolin.

No dia seguinte tivemos a defesa da aluna Camila, com o título: “Enzymatic Process as a Potential Treatment Technology to Remove Anticancer Drugs from Wastewater: Laccase-assisted degradation of etoposide”, onde foi promovida a avaliação da degradação de fármaco anticâncer utilizando a enzima lacase com o intuito de aplicação na remoção de poluentes emergentes em um processo avançado de tratamento de efluentes. O desenvolvimento do trabalho contou com a orientação do Prof. Dr. Hugo Moreira Soares e com a coorientação da Prof.a Dr.a Débora de Oliveira e da Prof.a Dr.a Camila Michels.

Na foto, estão presentes, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Marco Di Luccio (membro externo – UFSC/PPGEAL); Profª. Drª. Débora de Oliveira; Me. Camila Senna Pereira; Profª. Drª. Camila Michels; Prof. Dr. Hugo Moreira Soares; Profª. Drª. Naiana Cristine Gabiatti (membro externo – UTFPR) e o Prof. Dr. Agenor Furigo Junior.

Um agradecimento especial de toda equipe do e-Biotech pela colaboração mútua e parcerias firmadas.